Grupo de Assistência e Promoção Social

O Centro de Assistência e Promoção Social de Fiães nasceu a 11.06.76 no seio do movimento de Casais de Santa Maria.

Alertados pelo Padre Joaquim, assistente do movimento para os problemas sócio-caritativos, e apoiados pelo Centro de Assistência de S. João da Madeira, em especial pelo Sr. Carlindo, um punhado de pessoas resolveu por mãos à obra.

Volvidos 37 anos, muita coisa se alterou a nível ócio-caritativo, mas, como outrora, ainda hoje o Centro tem um papel importantíssimo a desempenhar no seio da sociedade fianense, pois contribuímos para que muitos mais desfavorecidos da sorte sintam um pouco mais de alegria, conforto e amizade.

Colaboramos com as pessoas em diversas acções, como alimentação, distribuição de agasalhos e farmácia. No Natal, distribuímos a consoada aos mais desprotegidos assim como uma pequena lembrança a todas as pessoas que não podem sair de casa por doença ou pela idade, independentemente da sua condição social, porque julgamos que nessa época do ano a solidariedade e a amizade não podem ser palavras vãs. Outro ponto alto é o passeio anula que organizamos para os mais idosos, que serve de ponto de encontro e oportunidade de fazer convívio e amizade entre todos.

Mas perguntarão como atuamos e onde vamos buscar receitas para as nossas actividades. O Centro atua onde está a necessidade pois só assim se compreende a sua existência, mas só atua depois de analisar detalhadamente a situação. Só em casos especiais é que atua antes de analisar, pois, por norma, todo o caso é analisado, levantado um inquérito e só depois, mediante as conclusões, se passa a actuar conforme as necessidades. O Centro vive das cotizações mensais ou anuais de diversas pessoas e das ofertas, em especial pelo Natal de muitas pessoas, firmas e entidades públicas, nomeadamente a junta de freguesia, e do peditório que é feito nas missas num fim de semana.

Tudo o que temos vindo a descrever só terá valor se não esquecermos a outra face do Centro, que é a promoção social que nos últimos anos tem sido feita, sobretudo com casais jovens.

Aproveitamos ainda esta oportunidade para lembrar todos aqueles que anonimamente serviram o Centro ao longo destes anos, em especial os seus assistentes padre Joaquim, Padre Queirós, Padre Inácio e Padre Campos. Queremos ainda lembrar três pessoas que muito fizeram pela Assistência e que já faleceram. Foram eles José Ribeiro, Francisco Moutinho, e Joaquim Oliveira.

Neste momento, uma das maiores dificuldades que temos é a pouca gente que faz parte da Assistência. Há zonas da freguesia em que não temos ninguém, ou trabalham apenas alguns com dificuldades, nomeadamente devido à idade avançada. Precisamos de gente para ajudar e agradecemos a todas as pessoas que queiram fazer parte da assistência que nos contactem.

As pessoas que neste momento fazem parte da Assistência são:

Albino

António Alexandrino