Ministros Extraordinários da Comunhão

Apresentação

Os Ministros Extraordinário das Comunhão são leigos a quem é dada a permissão para distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias devidamente especificadas, quando não há ministros ordenados que o possam fazer.

Designam-se de extraordinários precisamente porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade, e porque os ministros ordinários da comunhão são apenas os fiéis que receberam o sacramento da ordem, sendo a estes que compete por direito distribuir a comunhão.

Origem

Os Ministros Extraordinários da Comunhão surgem na Igreja Católica após o Concilio Vaticano II, como resposta à escassez de ministros ordenados, e à necessidade de fiéis que pudessem auxiliar os ministros ordenados na distribuição da comunhão em diversas circunstâncias, nomeadamente, na ausência dos ministros ordenados.  Portanto, há uma finalidade intrínseca de trazer mais dignidade à distribuição da Eucaristia.

Preparação e designação dos MEC

Os Ministros Extraordinários da Comunhão devem ser escolhidos entre a comunidade cristã respetiva e devem ser pessoas idóneas e com boa prática cristã.

Os candidatos antes de assumirem as suas funções, recebem uma formação litúrgica e doutrinal que lhes permite exercer a sua função com a máxima dignidade e decoro.

Funções dos MEC

Todas as funções abaixo indicadas devem ser realizadas em caso de necessidade, ou seja, quando não houver ministros ordenados disponíveis ou em número suficiente.

Os Ministros extraordinários da comunhão exercem as seguintes funções:

- Distribuição da comunhão na missa

- Distribuição da comunhão fora da missa aos doentes ou outras pessoas que com razão o solicitam

- Administração do Viático

- Exposição do Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis (mas nunca a bênção com o mesmo)

OS MEC NA PARÓQUIA DE SANTA MARIA DE FIÃES

Na sequência das orientações do Concilio Vaticano II (realizado em 1965), foram designados no ano de 1976 os primeiros cinco Ministros Extraordinários da comunhão para a Igreja de Fiães.

A Paróquia de Fiães tem atualmente um grupo de dezanove Ministros Extraordinários da Comunhão que está organizado de forma a poder colaborar com o Sacerdote em todas as Eucaristias, quer se realizem ao domingo quer à semana.

O principal serviço que prestam é o de levar a comunhão dominical aos doentes e idosos – semanalmente são cerca de setenta - que por circunstâncias de força maior estão impossibilitados de participarem na Eucaristia.

Esta visita ao doente/idoso espelha a relação de uma comunidade (Igreja) com os mesmos, relação esta que os fazem sentirem-se membros, de pleno direito, da Igreja. Por isso, o desvelo da Igreja e dos cristãos pelos seus doentes/idosos é muito mais que levar-lhes a comunhão, é um serviço muito próprio que não se deve nem pode confinar a uma simples visita e que requer outros serviços eclesiais importantes.

Os Ministros Extraordinários da nossa Paróquia participam anualmente em dois encontros de formação, que decorrem na paróquia de S. João da Madeira mas que são orientados pelo Secretariado Diocesano da Liturgia. Estes encontros visam possibilitar aos Ministros Extraordinários da Comunhão uma formação permanente na área doutrinal e litúrgica.

Na nossa Paróquia os Ministros Extraordinários da Comunhão organizam anualmente, no quinto Domingo da Quaresma, a chamada Festa do Doente. Esta tem duas componentes: a primeira é a celebração da Eucaristia na Igreja Paroquial, em que participam os doentes, idosos e seus familiares e onde é administrado o sacramento da Unção dos Enfermos àqueles doentes e idosos que o desejarem e que se encontrem nas circunstâncias que justifique a administração do referido sacramento. A segunda é o lanche convívio, aberto a todos aqueles que o desejarem, proporcionado um espaço de confraternização, de partilha, de contato com velhas amizades.