Jovens Sem Fronteiras

Os Jovens Sem Fronteiras (JSF) é um movimento cristão missionário que se organiza em grupos paroquiais espalhados por todo o país e que tem como objetivo principal o apoio aos mais desfavorecidos, a promoção da paz e da justiça e o desenvolvimento dos povos, nomeadamente, dos países de expressão portuguesa.

O grupo de Jovens Sem Fronteiras de Fiães nasceu em Junho de 1991, partindo da iniciativa de cinco jovens da paróquia: Raquel Pinho, Ana Belmira, M.ª da Conceição, Carlos Moreira e Pedro Pinho, que, após um retiro no Lar Juvenil dos Carvalhos, foram convidados a integrar o movimento e a formar um grupo JSF na sua paróquia pela Congregação dos Missionários do Espírito Santo. Atualmente, o grupo mantém a sua presença ativa na paróquia e continua o seu crescimento na fé cristã.

Vinte e três anos depois, continuamos, em 2014, a nossa caminhada durante a qual muitos jovens fianenses passaram pelo grupo levando consigo a mensagem de João Paulo II “Não existe maior serviço prestado ao homem do que o serviço missionário”, uma mensagem do Dia Mundial das Missões de 1983, ano em que nasceu o movimento Jovens Sem Fronteiras a nível nacional.

Atividades e iniciativas na paróquia

A mística do movimento passa pela fé, fraternidade, solidariedade, ação em grupo e empenho pessoal. Tendo como dinâmica de grupo, para além da colaboração com a igreja missionária, o convívio, a oração, a reflexão e sensibilização. Neste âmbito, são várias as ações e atividades que têm vindo a ser desenvolvidas pelos Jovens Sem Fronteiras de Fiães, na nossa paróquia:

- Sensibilização missionária no Dia Mundial das Missões;

- Quermesse Missionária, na festa da Nossa Senhora da Conceição;

- Venda de Postais de Natal, que reverte para os Projetos de Cooperação e o Desenvolvimento promovidos pela Sol Sem Fronteiras, ONGD que apoia todas as iniciativas de voluntariado do movimento;

- Ceia de Natal dos Jovens Sem Fronteiras da Região Douro com crianças carenciadas;

- Participação no desfile de Carnaval da freguesia de Fiães;

- Oferta de Ramos de Oliveira à comunidade paroquial;

- Venda de flores no Dia da Mãe;

- Retiros de grupo;

- Participação no Fiães Andar, organizado pelas diferentes associações e movimentos fianenses.

Os Jovens Sem Fronteiras também estão abertos a colaborar com todas as iniciativas, promovidas por outros institutos missionários ou outros movimentos, dado que a missão não tem fronteiras. Em resposta a vários apelos, outras campanhas e atividades foram desenvolvidas:

- Recolha de material escolar (enviado para África);

- Recolha de material de primeiros socorros e medicamentos (enviado para África);

- Recolha de bens para ajuda humanitária em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa;

- Concerto de Solidariedade Sem Fronteiras no dia 25 de Maio de 2002 no Europarque, com a colaboração da Câmara Municipal de S ª M ª da Feira.

Já são muitos os missionários que estão em terras de missão que agradecem a todos os Fianenses pela sua generosa colaboração, que tem vindo a iluminar de alegria o rosto de muitas crianças.

Projetos Missionários

Os Jovens Sem Fronteiras também entregam algum tempo da sua vida, no período de férias, procurando viver a mensagem do Evangelho em comunidade, fora da sua paróquia. Nesse sentido, todos os anos, realizam-se projetos missionárias em localidades mais carenciadas do país e nos diferentes países de expressão portuguesa.

Projetos Missionários Nacionais

Nos meses de Verão, os jovens de Fiães participam em Semanas Missionárias, realizadas em diferentes localidades do país. Estes projetos incluem a sensibilização missionária, o convívio com crianças, a animação de atividades paroquiais e o contacto e relacionamento com idosos, doentes e pessoas com deficiência.

Projetos Missionários Internacionais

Vários elementos do grupo de Fiães também participaram em projetos missionários além-fronteiras, nomeadamente:

- Marta Silva, “Ponte 1996“, em Malange, Angola;

- Lúcia Oliveira, “Ponte 2000“, em Nétia, Moçambique;

- Filipe Silva, “Ponte 2001“, na capital de S. Tomé e Príncipe;

- Lúcia Oliveira e Manuel Silva, “Ponte 2003”, em Kalandula, Angola;

- Raquel Pinho, “Ponte 2004”, nos Dembos, Angola;

- Anabela Pinho, “Ponte 2005” em S. Cristóvão de Cabo Frio, Brasil, e “Ponte 2008”, no Chinguar, Angola;

- Cristina Fontes, “Ponte 2014”, na capital da Guiné-Bissau.

Atividades Nacionais do Movimento

Para além de todas estas atividades, a integração e o contacto com os restantes grupos do movimento, a nível nacional, é muito importante. Assim, para cultivar esta mística do movimento, existem todos os anos:

- Jornadas Missionárias;

- Jornadas da Juventude;

- Encontro Nacional JSF;

- Magusto Missionário;

- Retiros de Quaresma;

- Feira Missionária;

- Peregrinação da Família Espiritana;

- Encontros mensais de Oração da Região Douro.

Horário: Sábados, das 18h00 às 19h30, no Salão Paroquial de Fiães

Contactos: jsf_fiaes@hotmail.com

facebook.com/jsf.fiaes

Links relacionados:

" Se nos comportarmos como Filhos de Deus, sentindo-nos amados por Ele, a nossa vida será nova, cheia de serenidade e de alegria."
                               Papa Francisco

"Queridos amigos, não se esqueçam: vocês são o campo da fé, vocês são atletas de Cristo, vocês são construtores de uma Igreja mais bela e de um mundo melhor"
                                       Papa Francisco

Paróquia de Fiães paroquia.fiaes@gmail.com