Catequese Infantil

A catequese elementar de Fiães é composta por 36 catequistas e aproximadamente 500 crianças..

A maioria destes catequistas frequentou vários cursos de preparação, nomeadamente curso elementar e complementar de iniciação, bem como cursos bíblicos promovidos na nossa paróquia pela pároco Pe Campos, tendo obtido neste último bom aproveitamento.

Há ainda um encontro mensal entre os catequistas, promovido pelo pároco ou por pessoas melhor preparadas da paróquia, para poderem expor novos temas e trabalharem exigindo a interação de todos os intervenientes.

Em termos de preparações para a exposição dos temas às crianças fazemos reuniões quinzenais em grupo (por cada ano) onde lemos as propostas que vêm no guia do catequista tirando daí os pontos principais para serem trabalhados em conformidade, decidindo em conjunto que tipo de atividade se realizará e o trabalho de casa a realizar, bem como quando se efetuam testes estes são criados por todos, ou seja trabalha-se sempre em sintonia uns com os outros.

Ao longo do ano há uma participação mais acentuada nas cerimónias religiosas mais marcantes, tais como, nas da semana santa e ainda semanalmente no mês de maio é promovido por cada ano um terço e na quaresma uma via-sacra dentro dos mesmos moldes. ( consultar calendário abaixo)

Todas as festas a serem realizadas através da catequese são aprovadas em conselho paroquial onde se encontram representados todos os movimentos.