



Jovens Sem Fronteiras
O grupo de Jovens Sem Fronteiras de Fiães nasceu em Junho de 1991, partindo da iniciativa de cinco jovens da paróquia: Raquel Pinho, Ana Belmira, M.ª da Conceição, Carlos Moreira e Pedro Pinho, que, após um retiro no Lar Juvenil dos Carvalhos, foram convidados a integrar o movimento e a formar um grupo JSF na sua paróquia pela Congregação dos Missionários do Espírito Santo. Atualmente, o grupo mantém a sua presença ativa na paróquia e continua o seu crescimento na fé cristã.
Vinte e três anos depois, continuamos, em 2014, a nossa caminhada durante a qual muitos jovens fianenses passaram pelo grupo levando consigo a mensagem de João Paulo II “Não existe maior serviço prestado ao homem do que o serviço missionário”, uma mensagem do Dia Mundial das Missões de 1983, ano em que nasceu o movimento Jovens Sem Fronteiras a nível nacional.
Atividades e iniciativas na paróquia
A mística do movimento passa pela fé, fraternidade, solidariedade, ação em grupo e empenho pessoal. Tendo como dinâmica de grupo, para além da colaboração com a igreja missionária, o convívio, a oração, a reflexão e sensibilização. Neste âmbito, são várias as ações e atividades que têm vindo a ser desenvolvidas pelos Jovens Sem Fronteiras de Fiães, na nossa paróquia:
- Sensibilização missionária no Dia Mundial das Missões;
- Quermesse Missionária, na festa da Nossa Senhora da Conceição;
- Venda de Postais de Natal, que reverte para os Projetos de Cooperação e o Desenvolvimento promovidos pela Sol Sem Fronteiras, ONGD que apoia todas as iniciativas de voluntariado do movimento;
- Ceia de Natal dos Jovens Sem Fronteiras da Região Douro com crianças carenciadas;
- Participação no desfile de Carnaval da freguesia de Fiães;
- Oferta de Ramos de Oliveira à comunidade paroquial;
- Venda de flores no Dia da Mãe;
- Retiros de grupo;
- Participação no Fiães Andar, organizado pelas diferentes associações e movimentos fianenses.
Os Jovens Sem Fronteiras também estão abertos a colaborar com todas as iniciativas, promovidas por outros institutos missionários ou outros movimentos, dado que a missão não tem fronteiras. Em resposta a vários apelos, outras campanhas e atividades foram desenvolvidas:
- Recolha de material escolar (enviado para África);
- Recolha de material de primeiros socorros e medicamentos (enviado para África);
- Recolha de bens para ajuda humanitária em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa;
- Concerto de Solidariedade Sem Fronteiras no dia 25 de Maio de 2002 no Europarque, com a colaboração da Câmara Municipal de S ª M ª da Feira.
Já são muitos os missionários que estão em terras de missão que agradecem a todos os Fianenses pela sua generosa colaboração, que tem vindo a iluminar de alegria o rosto de muitas crianças.
Projetos Missionários
Os Jovens Sem Fronteiras também entregam algum tempo da sua vida, no período de férias, procurando viver a mensagem do Evangelho em comunidade, fora da sua paróquia. Nesse sentido, todos os anos, realizam-se projetos missionárias em localidades mais carenciadas do país e nos diferentes países de expressão portuguesa.
Projetos Missionários Nacionais
Nos meses de Verão, os jovens de Fiães participam em Semanas Missionárias, realizadas em diferentes localidades do país. Estes projetos incluem a sensibilização missionária, o convívio com crianças, a animação de atividades paroquiais e o contacto e relacionamento com idosos, doentes e pessoas com deficiência.
Projetos Missionários Internacionais
Vários elementos do grupo de Fiães também participaram em projetos missionários além-fronteiras, nomeadamente:
- Marta Silva, “Ponte 1996“, em Malange, Angola;
- Lúcia Oliveira, “Ponte 2000“, em Nétia, Moçambique;
- Filipe Silva, “Ponte 2001“, na capital de S. Tomé e Príncipe;
- Lúcia Oliveira e Manuel Silva, “Ponte 2003”, em Kalandula, Angola;
- Raquel Pinho, “Ponte 2004”, nos Dembos, Angola;
- Anabela Pinho, “Ponte 2005” em S. Cristóvão de Cabo Frio, Brasil, e “Ponte 2008”, no Chinguar, Angola;
- Cristina Fontes, “Ponte 2014”, na capital da Guiné-Bissau.
Atividades Nacionais do Movimento
Para além de todas estas atividades, a integração e o contacto com os restantes grupos do movimento, a nível nacional, é muito importante. Assim, para cultivar esta mística do movimento, existem todos os anos:
- Jornadas Missionárias;
- Jornadas da Juventude;
- Encontro Nacional JSF;
- Magusto Missionário;
- Retiros de Quaresma;
- Feira Missionária;
- Peregrinação da Família Espiritana;
- Encontros mensais de Oração da Região Douro.
Horário: Sábados, das 18h00 às 19h30, no Salão Paroquial de Fiães
Contactos: jsf_fiaes@hotmail.com
facebook.com/jsf.fiaes
Links relacionados:
https://www.jovenssemfronteiras.org
https://www.espiritanos.org/jsf

" Se nos comportarmos como Filhos de Deus, sentindo-nos amados por Ele, a nossa vida será nova, cheia de serenidade e de alegria."
Papa Francisco
"Queridos amigos, não se esqueçam: vocês são o campo da fé, vocês são atletas de Cristo, vocês são construtores de uma Igreja mais bela e de um mundo melhor"
Papa Francisco